sobre a kilombarte

Quem Somos

Fundada em 09 de abril de 1989, nossa Instituição atua no campo do patrimônio cultural, da memória social e dos direitos culturais, com ênfase nos patrimônios culturais afro-brasileiros, gestão cultural, educação para as relações étnicorraciais, desenvolvendo atividades artístico-culturais e de incentivo à leitura nas comunidades onde está presente, contribuindo para a promoção dos direitos humanos, da cidadania e da diversidade cultural.

Nossa instituição é reconhecida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) como Ponto de Memória, a partir dos critérios estabelecidos pela Portaria IBRAM nº 579, de 29 de julho de 2021, comprovando que apoiamos e desenvolvemos programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.

A Associação de Capoeira Kilombarte (SNIIC Nº SP-24447) coordena o Ponto de Cultura Rádio Capoeira (SNIIC Nº AG-9148), o Ponto de Cultura e Leitura Biblioteca Comunitária Francisco da Silva Cyríaco (SNIIC Nº SP-11894), reconhecidos pelo Ministério da Cultura, a partir dos critérios estabelecidos pela Lei Cultura Viva.

NOSSA MISSÃO

Estimular a parceria, o diálogo e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades públicas e privadas de atividades que visem interesse comum.

NOSSOS OBJETIVOS

Celebrar convênios nas áreas de cultura, educação, saúde, esporte e lazer, igualdade étnicorracial, trabalho e outros tipos de parcerias, objetivando apoiar todos os nossos associados(as) na busca da melhoria da qualidade de vida.

Difundir atividades educacionais, culturais e científicas realizando pesquisas, conferências, cursos, treinamentos, vídeos, assessoria técnica nos campos cultural, esportivo e de lazer, educacional, social, numa perspectiva dos direitos humanos.

livro-kilombarte

Dentre as ações desenvolvidas por nossa Instituição, está a Oficina Pedagógica NA GINGA DA LEITURA, que adota como elemento dinamizador a Roda de Capoeira e os seus princípios filosóficos, éticos e estéticos concernentes à tradição no complexo civilizatório africano. Esta Oficina consolidou sua metodologia de trabalho aplicando tais princípios, concebidos na ancestralidade, corporeidade, musicalidade, oralidade, circularidade, memória, cooperação/comunitarismo, ludicidade e no “axé” ou a energia vital.