FRANCISCO DA SILVA CYRÍACO
Nossa Biblioteca
Tal como bibliotecas comunitárias em geral, a Biblioteca Francisco da Silva Cyríaco foi criada e é mantida, até o presente sem participação do poder público, por iniciativa de professores da rede pública da educação básica e superior e mestres(as) de capoeira vinculados às comunidades dos bairros do 2º Distrito do Município de Guapimirim, cortados pela Br 493 - Niterói Manilha.
O acervo multidisciplinar, com mais de 6.000 itens, sobretudo livros, é inédito na região. É efetiva a nossa contribuição para ampliar a difusão e o acesso da comunidade à informação, no intuito de reduzir as desigualdades sociais, promovendo a inclusão informacional.
Neste sentido, para integração das comunidades, divulgamos junto às famílias e escolas os trabalhos artísticos culturais produzidos nas Oficinas Pedagógicas NA GINGA DA LEITURA, bem como informações sobre os bens e serviços culturais oferecidos gratuitamente e colocados à disposição das comunidades.
o que fazemos
No espaço físico da Biblioteca, realizamos rodas de conversa com alunos e alunas e profissionais de educação das unidades escolares dos bairros onde atuamos.
Apresentamos as instalações físicas da biblioteca, seu acervo e os meios empregados para a sua gestão e o processo de fabricação dos instrumentos musicais utilizados na Capoeira.
Realizamos, ainda, Rodas de Capoeira com crianças, adolescentes, jovens e adultos com a seguinte dinâmica:
– estímulo à curiosidade por meio do manuseio de instrumentos musicais, com explanação sobre a história da criação e sua utilização;
– identificação progressiva dos movimentos corpóreos da capoeira, com a entoação de cantigas;
– apresentação de livros de literatura infanto-juvenil ligados as temáticas propostas, com o desenvolvimento da “leitura cantada” e contação de histórias sobre a capoeira, o bairro e a região, com a participação de moradores mais antigos.
"Todas as manhãs junto ao nascente dia
ouço a minha voz-banzo,
âncora dos navios de nossa memória.
E acredito, acredito sim
que os nossos sonhos protegidos
pelos lençóis da noite
ao se abrirem um a um
no varal de um novo tempo
escorrem as nossas lágrimas
fertilizando toda a terra
onde negras sementes resistem
reamanhecendo esperanças em nós".
Conceição Evaristo
quem é o nosso patrono
Francisco da Silva Cyríaco
Francisco da Silva Cyríaco, é natural de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.
Sujeito elegante – sempre acompanhado de sua bengala, ou “Santo Antônio 16”, como ele preferia chamá-la – venceu no Pavilhão Avenida, região hoje do Porto Maravilha, o lutador de Jiu-jitsu Sada Miako, em uma histórica luta.
Semana do Patrimônio
Realizamos, na Semana Fluminense do Patrimônio, a Oficina Pedagógica na Ginga da Leitura, na cidade de São Gonçalo.
Na Ginga da Leitura
Recebemos em nosso Centro de Difusão Cultural Kilombarte o Grupo Cumbé Capoeira e alunos e alunas do Contramestre Heitor.
Lançamento de Livros
Lançamento do Selo Afro Diálogos e do Livro Guapimirim: A Cidade da Gente, em nossa Biblioteca Comunitária.
Pequenas Doses
Autora do livro de poesias Sol em Pequenas Doses, esta escritora apresenta sua poesia feminina negra e temas do nosso cotidiano.
Capoeira no Recife
Na Ginga da Leitura, entrevistamos Mônica Beltrão, autora do Livro A Capoeiragem no Recife Antigo: Os Valentes de Outrora.
Lançamento da Kioni
Lançamos, no dia 21/10/2021, no Solar do Jambeiro, em Niterói, o livro Kioni, a Pequena Mandingueira, de Joana Carneiro Vasconcelos.